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5 formas de validar a sua ideia de negócio





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Por: Gabriela Manzini - Pensando Grande.

De cada 10 startups, nove morrem por criar produtos que ninguém quer (realmente) comprar. Ou porque ele não está adequado ao público, ou porque não existe uma demanda para a invenção.

O problema é recorrente e, muitas vezes, ocorre por falta de validação com os consumidores no momento da concepção de uma ideia inovadora.

Foi pensando nisso que nossa equipe acompanhou a mesa “É validando que se empreende” na Campus Party 2014, formada pelo empreendedor serial e criador dos sites namorofake, fidelidadeface e lulufake, Flavio Estevam; o mentor do Startup Farm, co-curador do StartupDigest Brasil e CEO do poup.com.br, Guga Gorenstein; e o diretor executivo da Associação Brasileira de Startups, sócio na Jera e mentor do Lean Startup Machine, Startup Weekend, Farm, entre outros, Guilherme Junqueira.

Confira algumas dicas para validar a sua ideia: 

1) Suba a “escadinha”

Segundo Junqueira, validar um negócio “é uma escadinha”. Por isso, conhecer e seguir o caminho para a criação de um produto ou serviço inovador pode ajudar. Segundo o empreendedor serial e professor Steve Blank, existem duas fases: a “descoberta do consumidor” e a “validação” do mesmo. Na primeira, o empresário tem como meta transformar as hipóteses do negócio em fatos que comprovem que há mercado. Na segunda, ao encontrar um “problema” do consumidor, o objetivo é buscar um modelo de negócios escalável para o produto.

2) Saia do escritório

Por isso, ficar trancado em uma sala tentando planejar como será o produto e serviço representa um modelo arcaico de empreendedorismo. Sim, isso ainda é necessário. Mas, hoje, é importante entrar em contato com esse consumidor. Reúna material para ter uma concepção básica, mas saia às ruas para entender o que as pessoas estão pensando. Faça pesquisa, mande para os amigos e colegas, converse com possíveis parceiros e sonde fornecedores. Ouça o que as pessoas têm a dizer antes de colocar algo no mercado.

3) Encontre um problema

Com os dados na mão, crie um produto que resolva uma situação ou um problema do consumidor. Dessa forma, quando lançar o produto, você já terá um conjunto de validações muito maior do que se construir um produto “do zero”, pois você já sabe o que o seu cliente quer. “Não é empreender, é aprender. Todos os dias”, afirmou Estevam.

4) Busque o seu “fit” de mercado

Uma vez criado e estabelecido no mercado, Junqueira cita a “regra” do empreendedor, CEO do Qualaroo e autor do Startup Marketing Blog, Sean Ellis, como uma boa forma de saber se o negócio foi validado. “Você faz uma pesquisa, mesmo com o protótipo, perguntando às pessoas como elas se sentiriam se o produto acabasse. Se a resposta positiva for acima de 40%, é porque você atingiu o seu ‘fit’ de mercado. Isso significa que não existe tanta chance de quebrar quanto antes”, ensinou Junqueira, na Campus Party. Ele explicou ainda que a validação certa é a incessante busca de fazer seu fit no mercado. Uma vez que o número sobe, você comprova que encontrou a combinação entre problema-solução.

5) Erre (e conserte)

Para praticar a contabilidade da inovação é preciso perder o medo de errar. A dica de especialistas é “errar pequeno”. Comece com um piloto da sua ideia e veja o que não anda bem. A partir daí, mude, conserte e aumente a escala. “Se você não está errando, tem alguma coisa estranha. Vai dar errado”, brincou Gorenstein.

FONTE: http://www.pensandogrande.com.br/5-formas-de-validar-a-sua-ideia-de-negocio/