Untitled Document


A importância do Web Design na otimização de um site





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/agencia-de-sites-em-jundiai-webdesign.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Hoje em dia é muito difícil que alguém fique sem visitar um site por muitas horas, seja pelo computador, tablet, celular, a trabalho ou em busca apenas de entretenimento.

Porém, a experiência de cada pessoa que navega pode ser muito diferente. Provavelmente você já notou que alguns sites são muito agradáveis de navegar, enquanto outros parecem querer expulsar o usuário a todo custo, devido ao desconforto que acabam causando.

Às vezes, as informações dispostas em algumas plataformas online são apresentadas de forma confusa e conflituosa, com fontes muito pequenas e em grandes blocos, sem utilização de qualquer outro recurso gráfico, etc. Os estímulos gerados no ser humano através de imagens são muito importantes, pois clientes podem ser influenciados na hora de decidir sobre a aquisição de determinado bem ou serviço quando “consomem” material não verbal. Prestar atenção nisso tudo acaba sendo essencial.

O que pode então solucionar esses grandes problemas visuais de um site e torná-lo mais aconchegante para quem o visita? O Web Design, claro!

Essa extensão prática do Design tem como foco o projeto e a criação de web sites, além do trabalho com documentos disponíveis em ambiente online. Seu tempo de vida, no entanto, ainda é relativamente curto, já que o primeiro site foi apresentado pelo britânico pai da “World Wide Web”, Tim Berners-Lee, em 1991. Lee combinou internet e linguagem HTML, além de criar na página uma estrutura composta por textos. Com o passar do tempo, foi possível incorporar imagens nas páginas, o que tornou a funcionalidade e aparência bem mais agradável.

Para quem tem um site, saber otimizar a navegação de seus usuários e deixar essa experiência mais aprazível, é fundamental para uma fidelização e crescimento do endereço online. Mas para isso, há pontos importantes a serem seguidos para um bom Web Design.

ORGANIZAÇÃO

Uma boa organização do conteúdo do site é fundamental. A localização de cada “assunto” da página precisa ser pensada estrategicamente. A regra básica é: quem visita o site precisa achar sem maiores dificuldades o que procura. Um site bom no critério de organização fará com que ele não sinta desconforto algum ao navegar.

A MENSAGEM

Muitas vezes acontece de o site não transmitir a mensagem que realmente deveria passar. Um portal destinado a um público jovem, mas com palavras rebuscadas? Site de notícias sobre política, só que cheio de cores cintilantes? É preciso ter cuidado na informação que cada parte do site passa ao público; o grafismo deve complementar o texto verbal, e vice-versa.

DISPOSITIVOS MÓVEIS

Com a popularização dos Smartphones, as pessoas usam esse meio tecnológico cada vez mais para acessar sites de notícias, entretenimento, games, entre outros. Negar o Web Design para esse tipo de plataforma é dar um tiro no próprio pé. É necessário, portanto, pensar no pacote gráfico a ser usado, ferramentas que facilitem a navegação pelo celular, por exemplo, além de investir em atalhos que respeitem as especificidades de cada aparelho móvel.