Untitled Document


Google Cultural Institute oferece visitas virtuais a quatro museus brasileiros





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-google-cultural-institute.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

O Google Cultural Institute disponibiliza a partir de hoje (3) na internet 749 itens de quatro museus brasileiros: Instituto Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e Som de São Paulo.

As galerias estão acessíveis por meio do serviço Street View, exceto as do Museu da Imagem e Som. Desde junho deste ano, a visita virtual ao Museu do Futebol também é oferecida na web pelo Google Cultural Institute. Além disso, é possível ver as galerias do MAM, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu da Língua Portuguesa.

Há ainda três novas imagens que retratam a sociedade brasileira no início do século passado em alta resolução, com possibilidade de ver com qualidade os detalhes ao ampliar. Essas fotografias têm a tecnologia chamada pelo Google de gigapixel.

O anúncio foi feito em um evento em São Paulo que contou com a apresentação do ator Dan Stulbach, que falou em nome de Victor Ribeiro e Fabio coelho, respectivamente diretor global do Cultural Intitute e presidente do Google Brasil.

"Por que não usar a internet para ampliar o acesso a cultura?", disse Stulbach sobre a iniciativa do Google.

Startup dentro do Google, o Cultural Institute surgiu em 2011, como uma entidade sem fins lucrativos e atualmente está presente em 50 países.

"Entendemos de tecnologia e inovação. De arte, quem entende são os nossos parceiros", afirmou Ribeiro. "A visita virtual não substitui a presencial, não igual a você entrar no prédio, sentir o cheiro e ver as obras. Essa é uma experiência única."

Fabio Coelho diz que está muito feliz com esse projeto. "Isso é so o começo.Tem muito mais vindo aí", declarou se referindo ao avanço do projeto esperado para  2014.

As imagens dos museus e dos 749 itens históricos foram capturados pela equipe do Google com um equipamento de fotografia que pesa 24 kg e fica pendurada como uma mochila nas costas dos funcionários. O aparelho tem autonomia de bateria de 7h30.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/12/google-cultural-institute-oferece-visitas-virtuais-a-quatro-museus-brasileiros.shtml