Untitled Document


Para especialista, armazenamento na nuvem pode ficar gratuito em 2015





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-jundiai-em-nuvem.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

A competição entre Google, Microsoft e Amazon está cada vez mais acirrada e, depois de lutarem em terrenos mobile, as empresas agora se enfrentam no campo do armazenamento na nuvem. Sempre que uma delas resolve baixar os preços de suas soluções para ganhar novos clientes, as outras logo fazem o mesmo para se manterem competitivas. E isso, para o especialista Vineet Jain, logo irá levar os valores de cloud computing a zero.

Em um artigo publicado no site Venture Beat, o CEO e cofundador da Egnyte prevê que os valores para compra de espaço na nuvem para armazenamento de arquivos serão zerados em 2015, mais precisamente nos próximos 12 a 18 meses. Para ele, não existe outro caminho a seguir e, no momento em que uma das empresas reduzir os valores a tal ponto, todas as outras a seguirão, tornando o serviço efetivamente gratuito.

Entretanto, as empresas, aos poucos, começam a investir em outras fontes de monetização. No caso do usuário comum, trata-se de conquistar o maior número possível para a exibição de publicidade ou estratégias de conteúdo com parceiros. Mas o caminho mais fácil, segundo Jain, está no mercado corporativo.

Ele explica que, por mais que a maioria das empresas esteja de olho nos gastos e pouco dispostas a gastar mais onde não é preciso, poucas querem economizar dinheiro em detrimento da segurança. Assim, as soluções embarcadas junto com o armazenamento em nuvem, bem como as camadas de proteção inseridas aí, acabam se tornando o caminho a seguir.

Por isso que boa parte das gigantes do cloud computing dá muito mais atenção ao mercado corporativo do que ao usuário comum. Afinal, é lá que estão as necessidades por maior sofisticação no manejo dos dados e a disposição de investir mais dinheiro para garantir que os arquivos hospedados remotamente estejam protegidos.

Com base nisso, ele faz mais uma previsão: quem tem como objetivo apenas usuários finais vai desaparecer muito em breve, principalmente no caso de companhias menores, com poucos serviços. Para Jain, a mina de ouro está no segmento empresarial, e pequenas empresas que servem apenas usuários comuns não encontrarão fontes de renda sustentáveis no futuro próximo. São dois caminhos: abandonar o mercado ou investir forte no corporativo.

 

Apesar desse pensamento, o executivo ressalta que não existirá uma solução única que agradará a esses dois nichos, e o espaço para soluções empresariais é grande o bastante para que duas ou mais empresas, com soluções distintas, possam prosperar.No entanto, de maneira geral, é preciso que todas se mexam rapidamente para não perder esse trem que já está deixando a estação.

FONTE: http://imasters.com.br/noticia/para-especialista-armazenamento-na-nuvem-pode-ficar-gratuito-em-2015/