Untitled Document


Costuma deixar tudo para depois? Culpe seus genes





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-genes.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Para algumas pessoas, a procrastinação é um vício. Nada melhor do que deixar de lado aquela tarefa importante para zapear pela TV ou dar uma olhada no Facebook, Instagram, Twitter...Uma nova pesquisa sustenta que essa tendência não é mera falha moral: a procrastinação está nos genes. Segundo pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder,a procrastinação é afetada por fatores genéticos, e pode estar ligada a uma tendência a comportamentos impulsivos.

A pesquisa, cujos resultados foram publicados na revista Psycologial Science, examinou os hábitos de 181 gêmeos idênticos e de outros 166 pares de gêmeos fraternos – não idênticos.  Os pesquisadores queriam conhecer quão habilidosos os gêmeos eram em definir e alcançar objetivos, procrastinar e agir impulsivamente.

Pesquisas anteriores já haviam indicado que a tendência a procrastinar e a ser impulsivo tinha raízes genéticas. A impulsividade pode, inclusive, ter sido uma vantagem evolutiva no passado: quando nossos ancestrais precisavam competir por comida e fugir de predadores, e não havia muito tempo disponível para ponderação. A impulsividade faz sentido para a biologia. A procrastinação, por outro lado, parece um fenômeno mais contemporâneo. Os dois comportamentos estão ligados, segundo os pesquisadores: no mundo moderno, temos diversos objetivos a alcançar, para os quais queremos nos preparar. A pessoa impulsiva não consegue focar em um objetivo ou outro, se distrai e...procrastina. Procrastinadores são também pessoas muito impulsivas.

Os gêmeos idênticos foram escolhidos para compor o estudo porque eles compartilham 100% de seus genes. Os gêmeos fraternos, apenas 50%, como irmãos comuns. Ao observá-los, os cientistas concluíram que a impulsividade e a procrastinação têm raízes genéticas e que, muito provavelmente, são controladas pelos mesmos genes.  Agora, os estudiosos querem entender se essas características estão relacionadas com outros traços como habilidades cognitivas.

FONTE: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/04/costuma-deixar-tudo-para-depois-bculpe-seus-genesb.html