Untitled Document


Cientistas criam bateria com 30 vezes mais potência que as atuais





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-sites-jundiai-baterias.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

A tecnologia de baterias evoluiu na última década, mas agora cientistas alegam ter feito um grande salto no armazenamento de energia, dando às baterias de íons de lítio 30 vezes mais potência e a capacidade de serem recarregadas mil vezes mais rápido em relação às tecnologias concorrentes.

De acordo com os criadores, a descoberta pode mudar o mundo, já que é uma nova forma de se pensar sobre baterias. A equipe da Universidade de Illinois, liderada pelo professor William King escreveu sobre a tecnologia na edição deste mês da Nature Communications.

Para King, a tecnologia das baterias ficou atrasada com o tempo. Mas ele disse, em um press release, que sua microtecnologia pode mudar isso. Segundo ele, as baterias são tão poderosas que você poderia usar o dispositivo de armazenamento de energia de seu celular para iniciar a bateria do seu carro.

A equipe alcançou isso através de uma extrema miniaturização de elementos convencionais das baterias tradicionais, o anodo e o catodo. Eles foram montados em uma microestrutura 3D e, de acordo com os pesquisadores, foi desenvolvida uma nova forma de integrar esses dois componentes em uma microescala para aumentar o desempenho da bateria.

Agora, os cientistas estão trabalhando para tornar a tecnologia com preço acessível, além de adaptá-la para smatphones e outros gadgets atuais.

De acordo com King, a tecnologia deve estar disponível para consumidores em um ou dois anos, e deve chegar primeiro a supercapacitores em rádios e a eletrônicos pessoais.

Fonte: http://imasters.com.br/noticia/cientistas-criam-bateria-com-30-vezes-mais-potencia-que-as-atuais/