Untitled Document


Cientistas desenvolvem simulador de gostos para computador





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-computador.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Aquela velha frase “só falta sentir gosto e cheiro pela internet” pode estar com os dias contados. Pelo menos no que se refere ao sabor dos alimentos.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura criaram um dispositivo digital ainda em aprimoramento capaz de reproduzir o sabor dos alimentos e bebidas virtuais por estimulação elétrica e térmica da língua.

Um eletrodo de prata na ponta da língua leva diferentes combinações de estímulos para “produzir” os gostos. Salgado, doce, sensação de azedo e amargo são obtidos via estimulação elétrica;  gostos picantes ou mentolados, com estimulação térmica.

Para os pesquisadores, o simulador pode ajudar na medicina: diabéticos poderiam usar o dispositivo para sentir o gosto do doce sem, no entanto, elevar os níveis de açúcar no sangue, por exemplo.

Pelo visto, em breve ninguém mais vai reclamar de água na boca ao ver um hambúrguer suculento (ou aquele chocolate preferido, por que não?) pelo computador…