Untitled Document


O que é Data Driven Marketing na prática?





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/agencia-de-sites-em-jundiai-data-driven.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Vivemos em um mundo de constantes informações graças à velocidade incrível da internet, aqueles que conseguem utilizar os benefícios oferecidos por esses dados vão sempre levar vantagem em relação aos seus concorrentes. E é exatamente isso que o Data Driven Marketing (ou Marketing Orientado Por Dados) oferece na prática para as pessoas que utilizam esse modelo: vantagem informativa em relação aos seus concorrentes.

Por que essa vantagem do Data Driven Marketing é importante?

Na hora de fechar um negócio, um cliente encontra muitas opções e nem sempre a decisão é um processo simples. Então, é natural que eles procurem por empresas e campanhas de marketing que falem diretamente com ele, que se importem com a mesma coisa que ele se importa e que estarão dispostas a oferecer o melhor produto possível exatamente para o que eles procuram.

É nesse momento que o marketing orientado a dados faz toda a diferença do mundo. Coletando dados de possíveis clientes de uma forma automatizada, por meio de sistemas feitos exatamente para isso, as empresas que oferecem o Data Driven Marketing vão ser capazes de te passar soluções publicitárias fantásticas e que vão conversar de forma muito positiva com os clientes dentro do mercado. É um diferencial incrível contar com esse tipo de informação e conhecer soluções realmente práticas para ter o melhor resultado possível.

Esse resultado vai ser no número de negócios fechados, no engajamento de clientes potenciais com o conteúdo que sua empresa faz na internet e até com a relação emocional e pessoal que os clientes podem criar com o seu negócio. Esse tipo de resultado é o sonho de todo mundo que cria um plano de marketing, e é o que o Data Driven Marketing busca na prática.

Como usar os resultados para melhorar os planos de negócios?

Outra vantagem desse modelo é que ele oferece medidores muito fiéis de como cada ação de marketing está funcionando. Você irá saber constantemente o que cada anúncio fez, qual tipo público foi atraído com mais facilidade por ele e se é válido seguir investindo naquele tipo de programa. Muitas empresas perdem dinheiro investindo em anúncios e programas de marketing que não trazem resultados nenhum, mas o Data Driven Marketing sempre oferece estatísticas muito boas sobre os seus anúncios, usando principalmente o ROI. Você sempre terá profissionais e dados capazes de decidir que tipo que anúncio produzir para o seu público e seu produto e quais programas vão simplesmente ser ignorados dentro da sua fatia de mercado. É esse tipo de criação que vai colocar a sua empresa na frente dos concorrentes que não utilizam esse modelo.

Gastos x ganhos, entenda como analisar o valor de um anúncio

Os dados serão oferecidos e baseados em muitas métricas, mas a mais fundamental é a que leva em consideração o valor de uma ação em relação ao retorno que ela pode oferecer. É importante ter sempre em mente os resultados esperados para cada ação e a melhor forma de analisar os dados oferecidos por uma campanha. Por exemplo, um anúncio focado em obtenção de cliques e atenção rápida de novos usuários provavelmente vai apresentar resultados muito mais rapidamente do que uma campanha focada em criar relações duradouras com os clientes. Porém, a velocidade é só um dos fatores que devem ser levados em consideração nessa comparação. Em um prazo mais longo, a campanha que inicialmente era mais lenta pode trazer resultados muito superiores. É esse tipo de conhecimento e trabalho detalhado em entender os dados que o Data Driven Marketing oferece. Isso vai evitar que seu negócio caia na armadilha de viver apenas do resultado de anúncios curtos e rápidos, mas que nada fazem para oferecer estabilidade à empresa.

Conclusão

Data Driven Marketing é um modelo que utiliza de uma forma muito inteligente tudo que é oferecido pela revolução tecnológica que mudou o mundo na última década. Os dados, hoje, são tão importantes quanto à qualidade e a criatividade dos anúncios na hora de gerar resultados. Os clientes de todas as áreas querem trabalhar com empresas que se interessem pelas mesmas coisas, que demonstrem interesse para qualidade da relação com o usuário e que consigam prever o que eles querem antes mesmo de se fechar um negócio. E a melhor forma de fazer isso é usar as vantagens e maravilhas oferecidas pelo Data Driven Marketing, ou  Marketing Orientado Por Dados.