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Nova pesquisa mostra o comportamento de crianças e jovens na internet





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Os indicadores trazidos pela TIC Kids Online Brasil apontam para a necessidade de conscientização.

Como as crianças e jovens usam a internet? Eles sabem se proteger dos perigos da rede? Para responder essas e outras perguntas, o Comitê Gestor de Internet no Brasil divulgou, no final de 2012, uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil, realizada com 1580 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos, e com o mesmo número de pais. A pesquisa segue o mesmo modelo que foi realizado em 25 países europeus, no ano de 2010, pela EU Kids Online, com algumas adaptações para a realidade brasileira. Foram ouvidos apenas usuários constantes, ou seja, que usam a Internet como parte de seu cotidiano, para levantar dados que tornem a Internet um meio mais seguro.

1 - Para que eles usam internet?.

A pesquisa revelou que, entre jovens e crianças de 9 a 16 anos, o uso da Internet é bastante frequente: 47% a usam todos os dias. É interessante notar, também, que o local mais apontado como fonte de acesso é a escola (42%). "A grande porta de entrada nessa faixa etária é o uso da internet para trabalhos escolares", explica Tatiana Jereissati. "Isso é uma tendência não exclusiva do Brasil, mas mundial. A escola tem um papel bastante relevante no uso da Internet". 

Realmente, 82% dos entrevistados dizem usar a Internet para fazer trabalhos escolares. Em segundo lugar aparece o uso das redes sociais (68%), seguido de Youtube (66%) e jogo online e programas de mensagens instantâneas (54%). Postagens de conteúdo são menos citadas, mas aparecem em seguida: 40% postam fotos, vídeos ou músicas, 24% postam mensagens e 10% escrevem em blogs.

2 - Como é o uso nas redes sociais?.

Para os pesquisadores, chamou a atenção o uso de redes sociais no Brasil. Aqui, entre crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, 70% possuem um perfil em alguma rede, enquanto a pesquisa europeia mostra 57%. "Essa relação específica entre brasileiros e redes sociais ainda causa muita discussão entre os especialistas", diz explica Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa.. 

Entre esses que possuem seu próprio perfil, 42% têm suas informações privadas (acessíveis apenas com uma solicitação de amizade), 31% são parcialmente privados e 25% são públicos. Apenas 2% desconhecem as configurações de perfil de uma rede social. 

Ainda nesse tema, a pesquisa mostrou que 86% possui no perfil uma foto que mostre claramente o rosto, 79% colocam o sobrenome e 57% declaram uma idade que não é verdadeira. A escola em que estuda aparece em 28% dos perfis, o endereço de forma pública aparece em 13% e o telefone, 12%. 

Selecionada a faixa de 11 a 16 anos, 23% já tiveram contato na Internet com alguém que não conhecia pessoalmente. Dessa porcentagem, um em cada quatro adolescentes encontrou-se ao vivo com essa pessoa.

3 - Como os pais veem o uso da internet pelos filhos?.

"71% dos pais acha que seu filho usa a internet com segurança, o que não condiz com a realidade", aponta Tatiana Jereissati, coordenadora da pesquisa. "E apenas 7% acredita ser muito provável que o filho passe por algum incômodo ou constrangimento na Internet nos próximos 6 meses". Esses percentuais mostram, segundo Tatiana, que falta conscientização quanto ao uso da Internet entre os pais, pois o tema ainda é pouco debatido. 

Outro indicador da pesquisa mostra quais são as fontes utilizadas pelos pais para a obtenção de informações sobre uso seguro da Internet. 52% disseram utilizar a TV, o rádio, jornais e revistas, enquanto 37% se informam em conversas com familiares e amigos. A terceira fonte mais utilizada é a escola, 28%. Já 18% dos pais não buscam informações sobre o assunto. 

E quando perguntados sobre quais seriam as fontes mais desejadas para a obtenção dessas informações, a escola aparece em primeiro lugar, com 61%. 57% indica a TV, rádio, jornais e revistas, e 30% menciona o governo. "Isso mostra que os pais percebem a importância da escola para esse trabalho de conscientização, e que há uma demanda por esse tipo de informação", conclui Tatiana.

4 - Qual a importância da escola na conscientização sobre o uso da internet?.

"A pesquisa mostrou que é preciso disseminar esse dados para pautar discussões a respeito do uso da Internet", diz Tatiana Jereissati, coordenadora do projeto. "Ainda estamos em um estágio de conscientização inicial, que pode demorar para ver resultados, mas é importante que as escolas entrem nesse processo". Em agosto de 2012, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, publicou uma cartilha sobre segurança na Internet que pode ser baixada e utilizada gratuitamente pelos pais e pelas escolas. Outras dicas podem ser encontradas no conteúdo do site internetsegura.br . O material divulgado pela TIC Kids Online Brasil também pode ser acessado livremente, para ser assunto de conversa entre pais e filhos e professores e alunos.

 

FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br