Untitled Document


Por que a inovação é mais do que um momento eureka





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/7876203b3e9947105e92a12ae8737e71.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Priscila Zuini

Empreendedores muitas vezes relacionam a inovação a um momento “eureka”, em que uma lâmpada se acende e, a partir daí, nasce a ideia de um produto ou serviço inusitado, que revolucionará a sua indústria.

Inovação não se resume só a isso. O Brasil é um dos países menos inovadores do mundo. De todos os negócios do país, apenas pouco mais de 10% trazem ao mercado produtos e serviços verdadeiramente inovadores, o que nos coloca no mesmo patamar de Trinidad & Tobago e à frente apenas de Bangladesh. Mas então como fazer para que o brasileiro inove?

O que vemos na Endeavor, trabalhando com um público de empreendedores que já são considerados inovadores, é que este é um grande desafio. Quando o negócio começa a crescer, a operação consome tanto esforço que o empreendedor perde o foco.

Um case de empreendedor que levou ao pé da letra o desafio de ser inovador é o do mineiro Gustavo Travassos. O Gustavo participou do Endeavor Innovation Program, em parceria com a FINEP, em que teve a oportunidade de ir pra Stanford e para Harvard para aprender sobre inovação.

A partir disso, ele não só desenvolveu uma cultura inovadora na MXT, empresa de tecnologia de rastreamento e monitoramento de frotas, como fez uma “spinoff” de uma ideia e criou uma empresa completamente nova, a Denox.

A Denox é uma empresa de automação para residências, que já foi criada pensando em trabalhar todos os elementos de um ambiente de trabalho inovador que o Gustavo viu na California: desde paredes coloridas, esteiras de corrida para que as pessoas trabalhem se exercitando, até mecanismos de incentivo aos colaboradores para que todos continuem gerando inovação dentro de casa.

Veja as dicas para manter um negócio inovador: 

1. Estratégia: é importante que o empreendedor se organize para não gastar todo o seu tempo na gestão do negócio, afinal a inovação não chegará até ele em um passe de mágica.

Para que a empresa se mantenha competitiva, é preciso estar constantemente monitorando o mercado e definindo estratégias futuras, com uma visão clara de onde o negócio quer chegar.

2. Processos: apenas a partir de metodologias e processos será possível fazer com que a inovação entre no dia-a-dia da empresa. Por exemplo, processos como design thinking permitem que ele esteja mais atento ao seu consumidor e consiga entender as suas demandas para inovação. 

3. Pessoas: um grande erro dos empreendedores é centralizar o processo de inovação 100% em si mesmos. Além de se tornarem gargalos da própria empresa, eles perdem ao não promover trocas e ao deixar de incentivar a inovação em seus colaboradores.

As empresas mais inovadoras do mundo como Google e 3M criam incentivos para inovação e dão tempo para que a maioria dos colaboradores possa participar da estratégia de geração de novas ideias da empresa.

4. Cultura: a cultura é um resultado de todos os itens anteriores, e cabe ao empreendedor se preocupar em criar e consolidar uma cultura de inovação na empresa. Entender se o ambiente de trabalho ajuda ou atrapalha o processo inovador e criar mecanismos de reconhecimento e incentivos para que as pessoas tenham liberdade para inovar são exemplos de elementos importantes para permitir que a inovação floresça.

FONTE: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/por-que-a-inovacao-e-mais-do-que-um-momento-eureka?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Agência Germansites - Criação e desenvolvimento de Websites em Jundiaí...sites...em...Jundiaí...Agência Germansites criação e desenvolvimento de Sites...construção de web sites em jundiaí...homepages jundiaí...publicidade digital jundiai...divulgação digital jundiai...agencia de websites jundiai...agência de sites jundiai...agencia digital jundiai...agência de publicidade jundiai...webdesigner jundiai...agencia de webdesigner jundiai...empresas que criam sites jundiai...criar sites jundiai...criar site jundiai...criadores de sites jundiai...criador de site jundiai...sites profissionais jundiai...site profissional jundiai...site barato jundiai...producao de sites jundiai...site institucional jundiai...quanto custa um sites jundiai...elaboração de sites jundiai...confecção de sites jundiai...construtor de sites jundiai...construir um site jundiai...criação de sites para empresas jundiai...construção de web sites em itatiba...homepages itatiba...publicidade digital itatiba...divulgação digital itatiba...agencia de websites itatiba...agência de sites itatiba...agencia digital itatiba...agência de publicidade itatiba...webdesigner itatiba...agencia de webdesigner itatiba...empresas que criam sites em itatiba...criar sites em itatiba...criar site itatiba...criadores de sites itatiba...criador de site itatiba...sites profissionais itatiba...site profissional itatiba...site barato itatiba...producao de sites itatiba...site institucional itatiba...quanto custa um sites itatiba...elaboração de sites itatiba...confecção de sites itatiba...construtor de sites itatiba...construir um site itatiba...criação de sites para empresas itatiba...em...jundiaí...jundiai...campinas...são paulo...sorocaba...itatiba...atibaia...piracicaba...cabreúva...cajamar...itupeva...vinhedo...sumaré