Untitled Document


Pesquisa aponta que Internet livre tem forte apoio em países emergentes





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-jundiai-internet-livre.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Redação IMasters

Uma pesquisa do Centro de Investigação Pew, divulgada ontem nos EUA, revelou que países emergentes e em desenvolvimento, entre eles Argentina, Chile e Brasil dão forte apoio a uma Internet livre e sem censura de governos. Dos 24 países pesquisados, 22 se opuseram às restrições do governo à atividade online.

O apoio foi especialmente alto entre as pessoas mais jovens e nos países com um alto número de usuários de Internet. Na Venezuela, 89% dos pesquisados disseram apoiar uma Internet sem limitações, assim como ao menos 80% no Líbano, Chile, Egito, Argentina e Brasil.

Também foram registrados números altos em México (79%), África do Sul (77%), Bolívia (76%), Malásia e Filipinas (ambos com 73%) e Nigéria (72%).

“O apoio à liberdade na Internet tende a ser forte nos países com altas taxas de penetração da internet, como Chile e Argentina, onde aproximadamente dois terços da população está online”, disse o relatório do Pew. “É menos comum nos países com taxas de penetração mais baixas, como Indonésia e Uganda”, onde 55% e 49%, respectivamente, disseram se opor à censura do governo.

Na pesquisa, o Paquistão teve a porcentagem mais baixa de pessoas que expressam oposição à censura (22%), mas 62% dos pesquisados não responderam ou se mostraram indecisos.

Entre as pessoas mais jovens no grupo de 18 a 29 anos, uma grande maioria apoiou uma Internet aberta em todos os países, salvo no Paquistão.

Os resultados da Rússia contrastam com os do resto da pesquisa, com uma porcentagem relativamente baixa de 63% opondo-se à censura, apesar de a Rússia ter um dos níveis mais altos de uso da Internet.

As pessoas com maior educação eram mais propensas a apoiar uma Internet aberta em muitos países. Na Tunísia, por exemplo, 73% das pessoas com formação universitária disseram que é importante ter acesso à Internet sem censura do governo, comparado com 56% da população total.

 

Os investigadores do Pew conversaram com 21. 847 pessoas de 24 economias emergentes e em desenvolvimento de 3 de março a 1 de maio de 2013, em entrevistas cara a cara. A margem de erro oscilou de 3,5% na Venezuela a 7,7% na Turquia, com a maioria variando entre 4% e 5%.

FONTE: http://imasters.com.br/noticia/pesquisa-aponta-que-internet-livre-tem-forte-apoio-em-paises-emergentes/