Untitled Document


Para entender melhor sua equipe - Leia ficções





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-livros.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Um estudo revela a relação entre a leitura de romances e a capacidade de ler as emoçõss alheias.

Os livros que pretendem, didaticamente, ensinar como melhorar a relação com seu time, esses você já conhece. Então, da próxima vez que buscar ferramentas para aprimorar suas habilidades de gestão, que tal se aventurar em outros gêneros? Por exemplo, tirar o atraso do tempo da escola – ou mesmo reler – um clássico de Machado de Assis? Ou ainda conhecer a literatura contemporânea do americano Jonathan Franzen, autor do elogiado As Correções?

O que isso tem a ver com seu trabalho? Tudo, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Social dos Estados Unidos e publicada na revista Science. O estudo mostrou que pessoas que lêem ficção têm mais facilidade para “ler” também a emoção dos outros.

Como ter empatia é considerado hoje uma competência de alto valor entre os profissionais, a conclusão traz uma dica valiosa ao universo empresarial. Em especial, para os gestores, já que boa parte de seu trabalho é interagir com equipes formadas por pessoas com características e comportamentos diversos.

Quanto mais um líder entender o funcionamento de cada integrante de seu time, mais chances terá de se comunicar com clareza e de influenciá-los na direção desejada. Para relacionar essa capacidade à leitura de histórias irreais, os pesquisadores David Comer Kidd e Emanuele Castano, responsáveis pelo estudo, incluíram na pesquisa três tipos de literatura: ficção literária, ficção popular e não ficção.

Durante o experimento, os participantes liam trechos de livros e, em seguida, eram submetidos a diversos testes. Um deles avaliou o raciocínio cognitivo e afetivo deles, a partir de suas impressões sobre o que estariam sentindo e pensando pessoas estampadas em uma foto.

A conclusão dos pesquisadores é que a leitura de romances estimula a criatividade e a imaginação e exige um esforço intelectual para compreender o universo interior dos personagens – que costumam ser tão complexos quanto os das pessoas da vida real. Naturalmente, quem exercitou mais essas habilidades durante a leitura, tende a repetir o mecanismo na interação com os colegas de carne e osso.

Um detalhe importante: a experiência foi realizada logo depois das leituras. Isso significa que não se sabe se o resultado é o mesmo se os livros tivessem sido lidos dez, 15 ou 20 aos atrás. Então, se quiser aprimorar sua capacidade de entender as emoções dos outros é melhor não considerar como lição de casa feita os livros que leu para o vestibular. Mais eficiente pode ser incluir na agenda alguns minutos com tramas imaginadas e que nada tenham a ver com sua realidade profissional. Testar custa o preço de um livro.