Untitled Document


O Facebook comprou um problema?





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/96756f65a2ed2739b9c6daecce512c31.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Um dia após o Facebook ter anunciado sua maior aquisição, Wall Street estava preocupada com a possibilidade de a rede social ter pago um preço altíssimo por uma empresa com poucas perspectivas de trazer muito dinheiro no futuro próximo.

O Facebook concordou em comprar o WhatsApp, um serviço de mensagens para celulares em rápido crescimento, por US$ 16 bilhões, além de US$ 3 bilhões em ações oferecidas aos fundadores e funcionários da startup.

O problema é que esses fundadores, Jan Koum e Brian Acton, parecem detestar anunciantes – e a publicidade constitui o alicerce financeiro do Facebook. Eles também demonstram aversão à maioria das outras formas de ganhar dinheiro com serviços ao consumidor na internet.

“A publicidade nos faz sonhar com carros e roupas, trabalhando em empregos que detestamos para que possamos comprar porcarias das quais não precisamos”, publicou no Twitter o diretor executivo do WhatsApp, Koum, em agosto de 2011, citando o personagem Tyler Durden, um dos protagonistas do filme Clube da Luta.

Em junho de 2012, Koum criou um blog para explicar por que o WhatsApp não vende anúncios.

“Hoje em dia, as empresas sabem literalmente tudo a nosso respeito, sabem de nossos amigos, nossos interesses, e usam toda essa informação para nos vender anúncios”, escreveu ele, resumindo bem o atual modelo de negócios do Facebook, tão admirado por Wall Street.

“A publicidade não é apenas uma perturbação da estética, é um insulto à nossa inteligência e uma interrupção da nossa linha de raciocínio”, acrescentou Koum, futuro membro do conselho diretor do Facebook, com o poder de opinar na administração da rede social. “Lembrem-se: quando a publicidade está envolvida, o produto é o usuário.” Numa reunião de teleconferência com analistas a respeito da compra do WhatsApp, Zuckerberg disse a eles que os anúncios não são a única maneira de ganhar dinheiro com mensagens.

Isso gerou preocupação em Wall Street. Recentemente, Zuckerberg resolveu o problema da falta de receita do Facebook nos celulares com novos tipos de anúncios. Agora, ele gastou quase US$ 20 bilhões para assumir um problema de ‘monetização’ nas mensagens – e a solução anterior não pode ser aplicada neste caso.

Incluindo o prêmio em ações, o Facebook está pagando US$ 19 bilhões pelo WhatsApp. Para justificar tal preço, o WhatsApp teria de gerar cerca de US$ 1 bilhão em fluxo de caixa anual até 2018, estimou Wieser.

“A empresa ofereceu poucos dados para sustentar tal suposição, pois são poucos os dados disponíveis”, acrescentou o analista. “E os administradores indicaram esperar que o WhatsApp se ocupe do produto e do usuário em vez de encontrar formas de ganhar dinheiro.” Ken Sena, analista da Evercore, rebaixou a nota dos papéis do Facebook ontem, dizendo haver um ponto de interrogação envolvendo a melhor maneira de ganhar dinheiro com serviços de mensagens como o WhatsApp.
Instagram. Wall Street também se preocupou com a forma de ganhar dinheiro a partir do Instagram, e os analistas ficaram aliviados quando o serviço começou a exibir anúncios no ano passado.

Esta opção não vale para o WhatsApp. Em vez disso, o serviço cobra atualmente US$ 1 pelo uso após o primeiro ano.

Se o WhatsApp conseguir que um bilhão de usuários paguem um dólar por ano, isto pode gerar uma renda anual de US$ 1 bilhão, o equivalente a um lucro operacional de US$ 600 milhões.

De acordo com a estimativa de Mahaney, isso representaria um ganho de aproximadamente US$ 0,12 por ação em lucro extra para o Facebook em 2015.
Isso reduziria muito o impacto da emissão de muitas novas ações por parte do Facebook para pagar a aquisição – jogada que dilui o lucro teoricamente disponível para os acionistas da empresa.

“Talvez essas suposições soem agressivas, mas existe também a distinta possibilidade de o potencial de monetização do WhatsApp superar em muito a marca de US$ 1 por ano”, disse Mahaney.

Mas nem todos estão convencidos desse potencial. Wieser, da Pivotal, acredita que se o WhatsApp cobrasse US$ 2 por ano, muitos usuários migrariam para outro serviço de mensagens que cobrasse menos ou não tivesse assinatura.

Não é difícil para que outra empresa com software competente e habilidade no desenvolvimento de produtos crie um aplicativo como o WhatsApp. Já há muitos rivais do WhatsApp, e alguns deles fazem sucesso em diferentes partes do mundo. O Kakao é grande na Coreia do Sul, o Line domina no Japão e o WeChat lidera na China.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/o-facebook-comprou-um-problema/ 

 

Agência Germansites - Criação e desenvolvimento de Websites em Jundiaí...sites...em...Jundiaí...Agência Germansites criação e desenvolvimento de Sites...construção de web sites em jundiaí...homepages jundiaí...publicidade digital jundiai...divulgação digital jundiai...agencia de websites jundiai...agência de sites jundiai...agencia digital jundiai...agência de publicidade jundiai...webdesigner jundiai...agencia de webdesigner jundiai...empresas que criam sites jundiai...criar sites jundiai...criar site jundiai...criadores de sites jundiai...criador de site jundiai...sites profissionais jundiai...site profissional jundiai...site barato jundiai...producao de sites jundiai...site institucional jundiai...quanto custa um sites jundiai...elaboração de sites jundiai...confecção de sites jundiai...construtor de sites jundiai...construir um site jundiai...criação de sites para empresas jundiai...construção de web sites em itatiba...homepages itatiba...publicidade digital itatiba...divulgação digital itatiba...agencia de websites itatiba...agência de sites itatiba...agencia digital itatiba...agência de publicidade itatiba...webdesigner itatiba...agencia de webdesigner itatiba...empresas que criam sites em itatiba...criar sites em itatiba...criar site itatiba...criadores de sites itatiba...criador de site itatiba...sites profissionais itatiba...site profissional itatiba...site barato itatiba...producao de sites itatiba...site institucional itatiba...quanto custa um sites itatiba...elaboração de sites itatiba...confecção de sites itatiba...construtor de sites itatiba...construir um site itatiba...criação de sites para empresas itatiba...em...jundiaí...jundiai...campinas...são paulo...sorocaba...itatiba...atibaia...piracicaba...cabreúva...cajamar...itupeva...vinhedo...sumaré