Untitled Document


O vício do exercício





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/f4c522fb4b29e3b4ab8a330ab822c446.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Rnato Dutra - Veja 

Dia desses percebi que, nos pouquíssimos dias em que não me exercitava, tinha dificuldades para adormecer. Além disso, meu sono não era tão profundo. Então fiquei receoso de que talvez eu estivesse viciado em exercícios físicos. Logo imaginei que muitos corredores, triatletas e outros “malucos” também sejam dependentes de atividade física e não saibam. Tentando entender melhor o assunto, fui atrás de estudos que pudessem elucidar a questão.

Encontrei uma revisão sobre mais de cem pesquisas sobre o vício do exercício e as consequências sobre o sono, humor, tensão e outras variáveis que sabemos serem influenciadas pela abstinência da prática esportiva. Será que existe mesmo uma razão para que eu “perca o sono” quando não corro, ou isso é fruto apenas da minha imaginação?

Neste estudo de 2011, feito por três pesquisadores brasileiros, são encontradas pistas interessantes para o nosso autoconhecimento. Aliás, logo no começo da publicação, os autores citam o primeiro estudo que investigou a relação entre a privação de exercício e o padrão de sono e bem-estar psicológico de corredores. Parece piada, mas foi muito difícil encontrar corredores dispostos a ficar sem treinar por um mês para participar do estudo, mesmo quando foi oferecido um incentivo financeiro!

Bom, vamos ao que interessa: e a conclusão desta revisão bibliográfica?

1-    Sim, há indivíduos dependentes do exercício físico, muitos sendo considerados praticantes compulsivos;

2-    Há diversas pesquisas indicando que a abstinência da atividade física altera (para pior) o humor, vigor, sono, ansiedade e outras variáveis relacionadas ao bem-estar;

3-    A dependência do exercício acontece tanto entre homens e quanto entre mulheres.

 

FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/saude/o-vicio-do-exercicio/