Untitled Document


Mulheres planejam mais as finanças do que homens





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-financas.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Danylo Martins - Valor

As mulheres estão mais preocupadas do que os homens em relação às necessidades financeiras imediatas. Elas também são mais propensas a montar um planejamento eficaz para a aposentadoria. Essas são as principais conclusões do Global Investor Pulse Survey, pesquisa desenvolvida pela gestora de investimentos Black Rock no mês de março com 17.567 pessoas de 12 países, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e Alemanha.

Na linha da preocupação com o orçamento familiar, as mulheres costumam se focar no controle das despesas diárias, por meio de poupança e redução das dívidas. Quando perguntados sobre o que fariam se recebem um dinheiro extra no mês, equivalente a US$ 200, 45% das mulheres ouvidas disseram que guardariam a quantia, contra 38% dos homens. O pagamento de dívidas foi o segundo item listado pelas mulheres, com 28%, enquanto 23% dos homens entrevistados citaram essa preocupação. O menor percentual ficou para gastos com os filhos — 15% no caso das mulheres, contra 11% dos homens.

Ainda de acordo com o levantamento, nos Estados Unidos, a preocupação com a aposentadoria não é superior entre as mulheres. 47% dos homens e 46% das mulheres citam o objetivo de ter um futuro tranquilo e confortável como uma das principais prioridades.

Futuro pessimista

Outro indicador encontrado pela pesquisa foi que as mulheres (52%) costumam escolher palavras negativas, como pessimismo, frustração, preocupação e nervosismo, para descrever o futuro financeiro. Já os homens (43%) são mais otimistas nesse quesito. De acordo com a análise feita pelos executivos da Black Rock, as mulheres colocam maior ênfase do que os homens no planejamento financeiro do dia a dia, de forma a manter o equilíbrio familiar. Isso, contudo, parece prejudicar o foco nos investimentos. Segundo o levantamento, tal postura das mulheres indica cautela e realismo frente à situação financeira, o que ajuda a resolver pendências financeiras mais urgentes.

Nada de riscos

Esse comportamento cauteloso em relação à organização das finanças faz com que 55% das mulheres optem por não correr riscos com o dinheiro. Os homens, por sua vez, estão mais dispostos a enfrentar oscilações do mercado financeiro. Apenas 22% das mulheres ouvidas diz ter disposição para assumir maiores riscos como tentativa de obter maiores retornos financeiros, enquanto que uma parcela maior de homens (34%) afirma arriscar mais.

E as principais ameaças ao futuro financeiro? Perder o emprego é o que mais preocupa as mulheres, item citado por 31% das entrevistadas, contra 25% dos homens. Precisar gastar mais do que necessitam é mais um medo mencionado pelas mulheres. Desta forma, 49% das mulheres ouvidas dizem que quitar os débitos está sempre no radar, preocupação citada por 42% dos homens. Pagar a hipoteca da casa principal foi um item elencado por 30% de mulheres e 26% dos homens. Outras preocupações, como economizar para comprar um novo imóvel e custear a educação dos filhos, também aparecem na lista, mas com percentuais menores.

A capacidade de atingir os objetivos financeiros, como aumentar a riqueza, não tem recebe tanta confiança por parte das mulheres, de acordo com a pesquisa. 55% das ouvidas estão confiantes, enquanto que 66% dos homens acreditam no crescimento do patrimônio construído. Nos Estados Unidos, as mulheres também ficam atrás dos homens quando o assunto é entender e usar produtos financeiros. Somente 41% das mulheres americanas se declaram “bem-informadas” sobre poupança e investimentos, enquanto que 57% dos homens no país americano dizem conhecer as diferentes aplicações disponíveis no mercado.


FONTE: 
http://www.valor.com.br/financas/3498866/mulheres-planejam-mais-financas-do-que-homens-diz-black-rock