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Mobilidade requer uma boa estratégia





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Por: Paulo Mello de Souza - Executivo da IBM Brasil.

Estamos na vanguarda da revolução móvel, uma transformação que está mudando radicalmente a forma como as pessoas trabalham e as organizações fazem negócios. Hoje, os clientes exigem uma maior comodidade e melhores serviços, o que leva as empresas a adotarem tecnologias móveis para envolver seus consumidores de uma maneira pessoal, que estimule a interação.

Olhando por outra perspectiva, a mobilidade também tem permitido aos funcionários tornarem-se mais ágeis. Eles esperam conseguir realizar suas atividades profissionais de qualquer lugar, a qualquer hora, e com o dispositivo de sua escolha. Isso obriga empresários a repensarem como eles operam seus negócios, como lidam seus colaboradores, além de criar um mundo totalmente novo no que se refere ao gerenciamento das informações e da própria tecnologia.

Estudo publicado pela IBM no final do primeiro semestre de 2013, com foco em estratégias de TI para um mercado cada dia maismobile, revelou que, em todo o mundo, cerca de 60% ​​das empresas estão avaliando a possível implementação de soluções para mobilidade ou estão em fase muito inicial de adoção, sem uma estratégia claramente definida. Entre os 361 líderes de TI entrevistados, apenas 20% estão priorizando iniciativas móveis e tratando o assunto como altamente estratégico.

Nessas organizações com bom conhecimento dos benefícios da mobilidade, diversas funções de negócio – como atendimento ao cliente, vendas e marketing – estão sendo operacionalizadas em plataformas móveis, o que acaba por impulsionar novas iniciativas e melhorar as interações com os clientes – cada vez mais engajados com as marcas –, gerando mais e melhores resultados para a empresa. Do lado de “dentro”, essas tecnologias também permitem que os funcionários usem seus próprios dispositivos, aumentando ainda mais, a eficiência dos processos.

O setor de varejo, em particular, foi revolucionado pelo uso crescente de smartphones e outros dispositivos móveis. E não só para aumentar o acesso do consumidor à marca, mas também para dar agilidade, maior efetividade e customização ao atendimento nas lojas, como é o caso da Camisaria Colombo. Uma das maiores redes de varejo de vestuário do Brasil, a Camisarias Colombo recentemente investiu no desenvolvimento de um projeto de mobilidade para incrementar a comunicação com seus colaboradores.

Unindo serviços de implementação, configuração e gerenciamento do ambiente de mobilidade e tablets, a organização agora fornece a todos os vendedores um catálogo eletrônico das coleções. Desta forma, eles conhecerão as novidades que a loja tem disponíveis para oferecer as melhores opções de produtos aos clientes, além de, efetivamente, incrementar (e muito) a experiência do consumidor, que passou a receber o mesmo padrão de atendimento, informação e conforto em qualquer loja da rede.

O projeto também teve o objetivo de unificar as informações de todas as atividades que envolvem os funcionários das lojas, dos centros de distribuição ao setor administrativo. Assim, a empresa se torna mais eficiente e reduz os custos dos recursos empregados no desenvolvimento de cada ação, desde a inauguração de uma loja ao anúncio de novas campanhas.

Saindo do segmento de varejo, outro caso, do outro lado do mundo, também chama a atenção. A Vietnam Mobile Telecommunication Services (VMS), uma das maiores empresas de telecomunicações daquele país, construiu uma plataforma avançada de computação móvel para apoiar os planos de crescimento dos negócios da empresa, que pretende, no médio prazo, introduzir novos serviços de valor agregado, incluindo campanhas publicitárias e promocionais.

Ao simplificar o gerenciamento dos dispositivos pessoais dos funcionários, a organização tornou-se capaz de conectar-se melhor com seus profissionais, independentemente do dispositivo móvel preferido por eles. Isto não só permitiu uma expressiva melhora na comunicação entre os colaboradores dentro da organização, em qualquer momento e qualquer lugar, como também incentivou a mobilidade dos funcionários e gerou aumento da produtividade.

E a lista continua. No setor de turismo e hotelaria, os clientes podem reservar voos e realizar check-ins usando tickets e bilhetes em dispositivos móveis. Na saúde, aplicativos móveis permitem que pacientes compartilhem seus registros médicos com especialistas e outros profissionais da indústria.

Vemos, então, que as iniciativas móveis são cruciais para o crescimento contínuo do negócio. Afinal, esses exemplos são apenas a ponta do iceberg. Mobilidade propicia novos modelos de negócio, engajamento dos clientes com as marcas e aumento de produtividade, por isso, é provável que as organizações em todos os setores elaborem suas estratégias de mobilidade em algum momento. Logo, a questão que se coloca é: quem vai sair na frente?

FONTE: http://cio.com.br/opiniao/2014/05/02/mobilidade-requer-um-boa-estrategia/