Untitled Document


Golpe: "WhatsApp" gratuito para PCs é falso e rouba dados bancários





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-falso-whatsapp.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Ataque atinge usuários brasileiros. Malware se dissemina por e-mail e tem como objetivo roubar dados bancários das vítimas.

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina acabam de identificar um golpe online voltado a usuários brasileiros. 

O golpe consiste no envio do e-mail que aparentemente veio do próprio aplicativo, oferecendo ao usuário uma versão gratuita do WhatsApp para PC. 

O e-mail contém um Cavalo de Troia anexado a um link malicioso, que está disfarçado como sendo o instalador do aplicativo. Uma vez instalado, o malware rouba informações bancárias da vítima.

Os pesquisadores da ESET identificaram o suposto arquivo executável (chamado “Whatsapp”) como sendo o código malicioso Win32/TrojanDownloader.Banload.

Uma vez executado, o sistema descarrega outro código arbitrário, o Win32/Spy.Banker.AALL, capaz de roubar informações pessoais relacionadas a dados bancários. Segundo os especialistas da ESET, os levantamentos demonstram que centenas de pessoas já foram infectadas pelo malware.

Para Raphael Labaca Castro, coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina, os usuários precisam ficar atentos para não cair nesse tipo de golpe. 

"Se a proposta é muito boa, pouco usual ou duvidosa, é conveniente desconfiar antes de dar o clique e verificar se a informação é verídica", alerta. 

Vale ressaltar que o aplicativo oficial do WhatsApp somente pode ser usado em smartphones iPhone, BlackBerry, Nokia, Android e Windows Phone, como consta em seu site oficial.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br