O CTR é, muitas vezes, negligenciado em campanhas de marketing digital. Contudo, isto não deveria acontecer, pois esta métrica pode determinar o sucesso de uma ação de marketing. A verdade é que, para obter um CTR ideal em cada plataforma, há que ter em conta vários fatores.
Mas o que é CTR?
A resposta mais simples e direta consiste na própria tradução da sigla: Click Through Rate, isto é, Taxa de Cliques. É calculado através da divisão do número de cliques pelo número de vezes que o anúncio foi exibido.
Esta métrica permite aos gestores das campanhas terem uma noção do desempenho dos seus anúncios. Se o seu CTR é elevado, provavelmente o seu anúncio está muito bem posicionado e que o conteúdo do mesmo é relevante para o público que está a comunicar, visto que as pessoas que estão a visualizar estão a carregar nele muitas vezes.
Esta taxa de cliques é de grande importância nas campanhas de marketing digital porque influência outra métrica: a Quality Score ou Índice de Qualidade (IQ), que por sua vez classifica os anúncios de 0 a 10.
Ou seja, quanto mais elevado for o CTR, melhor será a Quality Score e, consequentemente, o CPC (Custo Por Clique) pode diminuir, significando que a campanha poderá gerar mais conversões a um custo mais baixo.
É possível concluir assim que um CTR alto é o primeiro passo para determinar o sucesso de uma campanha.
Como calcular o CTR?
O CTR é calculado a partir da quantidade de cliques, divididos pelo número das impressões dos anúncios: cliques correspondem às pessoas que clicaram no seu anúncio e as impressões às pessoas que viram aquele anúncio.
Se muitas pessoas viram o seu anúncio, mas não clicaram nele, o Google considera que aqueleanúncio não é relevante. Vamos dar um exemplo num cálculo simples:
5 (cliques no anúncio) / 100 (pessoas que viram o anúncio)= 0,05, ou seja, seu CTR é de 5%. Será que 5% é uma taxa boa?
O CTR ideal para os Anúncios
Apesar de não existir o valor certo, é possível afirmar que um bom CTR na Rede de Pesquisa se situa entre os 10% e os 15%. Caso os seus anúncios ainda não tenham alcançado estes valores é possível que estes precisem de ser otimizados. Seja a nível de keywords, copy do anúncio, landing page/site, ou mesmo o público para o qual está a comunicar.
Por outro lado, na Rede Display do AdWords, um CTR satisfatório encontra-se entre o 0,5% e 1%.
É de salientar que na Rede de Pesquisa, o usuário está à procura através de palavras-chave (palavras ou expressões específicas), o que significa que tem interesse naquele assunto ou em tópicos relacionados.
Um segredo para alcançar um bom CTR é selecionar bem as palavras-chaves e produzir bons anúncios de texto.
Por outro lado, na Rede Display, é provável que o público tenha interesse, mas que naquele momento não esteja preparado para clicar ou porque não está diretamente à procura do meu produto/serviço ou porque está mais interessado no conteúdo da página que está a ver do que no meu anúncio. É por isto que, anúncios de Display devem ter como objetivo, acima de qualquer outro, Brand Awareness.
Dicas para um bom anúncio AdWords
Landing Page alinhada com o seu objetivo
A página de aterragem tem de ser desenhada a pensar no que pretende que o seu público faça. Quer que eles preencham um formulário? Coloque-o logo no início da página. Quer que eles lhe liguem? Coloque um botão de ligação direta a seguir ao primeiro copy com o respetivo call to action.
No fundo, a sua landing page tem que estar alinhada com o seu objetivo de conversão.
O texto da Landing Page deve ser, então, apelativo, persuasivo, claro e conciso – e ainda ir ao encontro das palavras-chave utilizadas no anúncio para que o reach deste aumente.
Palavras-chave certas
É necessário haver uma relação entre os anúncio de texto, as keywords utilizadas e o texto da landing page. Só assim garantimos um anúncio com um bom índice de qualidade e a possibilidade de alcançar um melhor CTR.
O CTA
Um bom CTA é essencial para potenciar um bom CTR. Pois, é a qualidade do CTA que conduz o utilizador web a fazer aquilo que pretende dentro da landing page. Aliás, o CTA pode mesmo decidir se aquele utilizador web se torna ou não uma lead.
Mais uma vez, o CTA, assim como tudo o resto, tem de estar alinhado com o objetivo da sua campanha. Nunca se pode esquecer do seu objetivo. “Ligue-nos Agora”, “Orçamento Grátis”; “Só até Amanhã”; “Só Hoje Grátis”. Estes são alguns CTAs que podem anular a inércia das potenciais leads.
Quando o anúncio está relacionado com ações rápidas que o potencial cliente deve fazer, o ideal será adicionar ainda extensões de anúncio aos seus anúncios de texto. As extensões de anúncio devem assumir-se como CTAs: visitar uma determinada página em específico (sitelinks), fazer ligação telefónica direta, destacar o preço do seu produto/serviço entre outros.
Use as extensões para atingir o seu objetivo. Contudo, lembre-se que o planeamento destas é fundamental. Mesmo que escolha todas as opções de extensões de anúncio, o Google vai exibir apenas as que podem melhorar o desempenho do anúncio.