Untitled Document


Criadores da web dizem que precisamos de uma nova internet





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/agencia-de-sites-em-jundiai-nova-internet.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Ninguém nega o avanço nas comunicações e transformação do comportamento que a internet trouxe. A rede mundial de computadores, como costumava ser chamada, é hoje uma teia com muito mais coisas do que computadores acoplados e enviando informações. Além de dispositivos inimagináveis, há pequenos empreendedores, estudantes, cientistas, grandes empresas, governos e mais tudo que se possa imaginar.

Mas é justamente nessa popularização que a internet pode estar sendo sufocada. Vários dos principais personagens que ajudaram a internet a ser o que é participam de um encontro em San Francisco para discutir o futuro desse invento maravilhoso e revolucionários. Não são poucos os que se mostram preocupados.

Tim Berners-Lee, que criou a web, essa parte visual que fez a internet ser reconhecida nos anos 90, e é hoje diretor do World Wide Web Consortium (W3C), diz que não existe nada mais do “espírito de ajudar” que ajudou a criar a internet. E ele não está sozinho. Brewster Kahle , que comanda o Internet Archive, aponta que já é hora de ter um local que não haja espionagem oficial. “Edward Snowden mostrou que construimos inadvertidamente a maior rede de vigilância do mundo”, disse ao NYTimes. O recado é claro – os governos atrapalharam tudo.

O encontro que é uma espécie de Cúpula da Internet Descentralizada, traz ainda outros ilustres como Vint Cerf, criador do protocolo TCP-IP; o líder Mozilla Projeto Mitchell Baker e mais quem se possa imaginar de pesquisador, técnico ou ativista que botou o dedo nessa maravilha da comunicação e ajudou-a a ser essencial em nossas vidas.

Mas qual o futuro
Uma segunda internet não é um tema novo, há quase uma década alguns pesquisadores montaram uma rede paralela, mais rápida e restrita. Eles sentiram que a popularização atrapalhava as pesquisas com um ruído e consumo de banda. Projetos como a ZeroNet, tecnologias de rede mesh ou novos insights como o blockchain das moedas virtuais são indícios que de algo novo pode explodir novamente.

É difícil saber o que virá, dizem os gurus da internet. Mas podemos ficar preparados porque, em alguns anos, nada será como é hoje em dia – para melhor ou para pior.

Tags: Websites com banco de dados em Jundiaí. Websites, sites personalizados em Jundiaí e Região.