Untitled Document


Cirurgia de joelho ou quadril pode melhorar coração de quem tem artrite





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/jornal-jundiai-artrite.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

As pessoas com artrite grave que realizam a cirúrgica de substituição da articulação do joelho ou do quadril talvez obtenham um benefício extra: a redução do risco de contrair doenças cardiovasculares.

Pesquisadores canadenses selecionaram 153 pessoas com osteoartrite grave que tinham realizado a cirurgia de substituição de joelho ou quadril e 153 que não tinham realizado o procedimento. Os grupos foram compatibilizados em relação aos fatores gravidade da artrite, idade, histórico de tabagismo e diabetes, entre outros.

Os pesquisadores acompanharam os participantes durante 7 anos, período em que ocorreram 111 incidentes cardiovasculares sérios: ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, cirurgia de ponte de safena ou morte por doença cardiovascular. O estudo foi publicado online no periódico médico BMJ.

Em comparação com os participantes que não tinham realizado o procedimento cirúrgico de joelho ou quadril, os operados estavam 40% menos propensos a terem tido incidentes cardiovasculares. Os pacientes que possuíam ao menos um fator de risco de doença cardiovascular também foram beneficiados: As cirurgias de substituição da articulação foram associadas a uma diminuição de 29% do risco de incidentes cardiovasculares entre os participantes deste grupo.

A substituição da articulação gera diversos efeitos que podem contribuir com a redução do risco, de acordo com Bheeshma Ravi, principal autor do estudo e médico residente de cirurgia ortopédica da Universidade de Toronto. "A artrite debilitante limita a capacidade de realizar exercícios, o que, por sua vez, leva à piora do quadro cardíaco." A substituição da articulação reduz "a dor, a inflamação e até a depressão, que são fatores de risco de incidentes cardíacos".