Untitled Document


Cientistas de Stanford disponibilizam ferramenta de análise de textos gratuitamente na web





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/germansites-com-br-sites-em-jundiai-easy-text.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Já imaginou se algum programa de TV tinha uma tendência a favor de um candidato a algum cargo político? Cientistas da computação da Universidade de Stanford criaram um site que dá a qualquer pessoa que sabe copiar e colar a habilidade de responder a esse tipo de pergunta de forma sistemática e gratuita.

O site é conhecido como etcML, uma abreviação para Easy Text Classification with Machine Learning.

Machine learning é um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas que fornecem a computadores a habilidade de adquirir novos conhecimentos, de uma maneira mais humana.

O site etcML é baseado em técnicas de machine learning desenvolvidas para analisar o significado de um texto, e então avaliar seu sentimento negativo ou positivo. Para acessar esse mecanismo computacional, usuários arrastam e soltam arquivos de texto em uma caixa de diálogo.

Segundo Richard Socher, doutorando na Universidade de Stanford em Ciência da Computação e líder do projeto, eles queria disponibilizar as técnicas de machine learning para pessoas e pesquisadores que não programam.

Ele acrescentou que o site dá a pesquisadores e cidadãos ativistas uma maneira fácil de analisar notícias, posts de redes sociais, transcrições de closed-caption de transmissões de TV e outros textos que lhes interessem.

“Tudo o que os usuários devem fazer é copiar e colar, ou arrastar seus conjuntos de textos em seus navegadores e clicarem”, disse Socher.

Ele acredita que disponibilizar essa ferramenta para o público vai permitir que muitas pessoas corram atrás de projetos interessantes em análise semântica, enquanto fornecem feedbacks no processo de aprimorar o mecanismo computacional por trás do site.

 

FONTE: http://imasters.com.br/noticia/cientistas-de-stanford-disponibilizam-ferramenta-de-analise-de-textos-gratuitamente-na-web/