Untitled Document


A Competitividade de sua empresa





Warning: getimagesize(http://www.webjundiai.com.br/classic/imagens_dos_clientes/imagens_german/blog/sites-jundiai-competitividade.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 256

Warning: Division by zero in /home/germansites/www/blog/layouts/layout3.php on line 260

Por: Alessandro Basile - Marketing para PME.

Quem não busca aperfeiçoar continuamente seus processos internos corre o risco de “sair” do mercado.

Todos sabem que a concorrência está cada vez mais agressiva. Por este motivo, é fundamental melhorar os produtos e serviços de uma empresa.

Existem quatro etapas de trabalho que podem ajudar as companhias a entender seu posicionamento em relação a seus clientes, seus concorrentes e seu mercado. Que são:

Análise de mercado: contribui para que a empresa balize seus produtos e serviços em relação às oportunidades de mercado/negócio. Auxilia também na verificação efetiva do que está acontecendo em relação às tendências de mercado e ainda na identificação de pontos fortes e fracos da empresa e da concorrência.

Avaliação: Após análise de mercado é possível verificar que oportunidades ele está oferecendo e avaliar quais pontos internos precisam ser melhorados.

Ativação de mercado: Após as etapas acima a empresa deve adotar medidas concretas, definindo metas, prazos e responsabilidades pela execução, que possibilitem a melhoria de seu desempenho ou até mesmo a conquista de novos segmentos de mercado. Nesta etapa, é importante reavaliar e mudar vários pontos do composto de Marketing.

Adaptação: nesta etapa deve-se verificar o que será necessário mudar ou adaptar tendo em vista as medidas adotadas na fase anterior.  Pequenas e médias empresas podem e devem ser adaptar ou mudar rapidamente para garantirem sua competitividade.

Seguindo as etapas acima, a empresa estará sempre em sintonia com seu cliente e principalmente atenta às mudanças estratégicas que ocorrem em seu mercado.

FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/blogs/marketing-para-pme/30378/como-melhorar-a-competitividade-de-sua-empresa.html